Os revestimentos de Geomembrana têm sido usados extensivamente na indústria da mineração desde os anos 1970, devido à necessidade de revestir e proteger reservatórios de evaporação, barragens e lagoas.

As barragens de resíduos já eram protegidas naturalmente por terra há algum tempo, mas o uso de geomembrana têm tido um grande aumento nos últimos anos, garantindo uma qualidade ainda maior para as mineradoras. Reservatórios de evaporação são, atualmente, as maiores aplicações onde as geomembranas são utilizadas.

A principal função dessa tecnologia é a impermeabilização nas áreas de mineração, agricultura, irrigação, saneamento básico e outros. Em muitos casos, ela também pode substituir procedimentos antigos tradicionais, como argila compactada. A geomembrana é muito usada por ser de um material confiável e bem durável.

São, basicamente, forros fabricados para o setor de mineração que além de funcionais, são um ótimo item decorativo, que embeleza muita a paisagem. Elas têm a função de evitar que a água entre em contato diretamente com o local e cause problemas. No assunto mineração, para contenção de rejeitos e nenhuma contaminação do solo; isso deve ser tratado pela empresa mineração e deve cumprir com padrões exigidos pelo Ministério de Minas e Energia.

Utilidade

Uma das etapas mais importantes da instalação da Geomembrana é o processo de instalação. Por exemplo, deve-se levar em conta a variação da temperatura entre o dia e a noite. Durante o dia, pode haver calor, mas à noite a temperatura pode cair muito em certas localidades. O material da Geomembrana foi criado já com o intuito de suportar esse tipo de adversidade, podendo se expandir e contrair junto com a temperatura, mas mesmo assim é preciso muito cuidado nas instalações em locais com muitas dobras ou que passem um alto estresse.

A PGG tem profissionais extremamente bem capacitados para garantir que todas as exigências específicas de cada cliente e localidade sejam respeitadas.

Barragens

Em todos os lugares do mundo, barragens são construídas para diversos propósitos diferentes, mas a função geral delas é simplesmente armazenar água. Em países onde há abundância do recurso hídrico, a água muitas vezes é usada para gerar energia elétrica. Já em países onde ela já não é tão abundante, seu uso prioritário é o consumo da população e a irrigação de áreas agrícolas. Em todo caso, perder qualquer quantidade desse bem pode prejudicar e muito quem dele depende, podendo causar problemas como a redução da produtividade e ameaça ao suporte da vida naquele local.

As barragens e represas naturais —de terra— já são naturalmente protegidas contra esses perigos, mas quando lidamos com barragens de concreto, o caso é um pouco diferente. Nesses casos, é comum haver o surgimento de rachaduras no concreto que, com o tempo, podem ser extremamente prejudiciais para toda a instalação local.

Aqui na PGG trabalhamos com os melhores materiais para garantir que nossos clientes recebam sempre o melhor serviço possível. A membrana de PVC é comprovadamente um dos melhores materiais para a impermeabilização de barragens e reservatórios de mineradoras.

Processo de instalação

Mesmo sendo relativamente simples, mas totalmente seguro, a impermeabilização de reservatórios de mineradoras possui um processo delicado que nossos profissionais executam com maestria. Nos tópicos abaixo explicamos detalhadamente todo esse processo, para que esteja clara a importância desse nosso serviço:

  • Limpeza da área de impermeabilização: esse é o primeiro passo da instalação da manta de PVC, ou da Geomembrana. É nesse momento que todos os dejetos e substratos são removidos do local para que eventualmente não possam danificar o material.
  • Aplicação de camada de geotêxtil: para que o material impermeabilizante seja protegido da melhor forma possível, nessa etapa é aplicada uma camada de manta geotêxtil, que nada mais são do que materiais têxteis que entram diretamente em contato com o solo.
  • Aplicação da manta de PVC: membranas de PVC são o resultado de uma fusão de diversos materiais através de um processo conhecido como calandragem, no qual o produto é passado repetidas vezes entre dois tubos de metal que garantem ao material uma maior flexibilidade, resistência a raios UV, a inchaços, envelhecimento e também apodrecimento. Por não ser um sistema exatamente aderido ao local aplicado, é bem mais seguro e garantido, pois muitas vezes a estrutura está sujeita a constantes movimentações.

Nas bordas, a manta é selada através da instalação de aço galvanizado coberto com uma fina película de PVC. Sobre isso, é aplicado o selante à base de poliuretano e depois é finalmente fixado no local. Em locais onde seja constante alguma pressão hidrostática, além do que já foi feito, também são aplicados parafusos a cada 25 centímetros de toda a extensão da borda.

Vantagens

Com base em tudo que falamos acima, ficam claras as enormes vantagens de contratar nossos serviços de impermeabilização em reservatórios de mineradoras, mas abaixo listaremos as principais vantagens perceptíveis:

  • É um procedimento totalmente maleável e, portanto, pode ser aplicado em estruturas tanto subterrâneas quanto externas;
  • Os materiais são 100% impermeáveis;
  • As soldas das intersecções entre os materiais são feitas através de ar quente com um equipamento especial;
  • A grande elasticidade dos materiais faz com que eles suportem até 350% de pressão a mais do que outros métodos de impermeabilização;
  • Adaptabilidade aos mais diversos locais.