O sistema de Injeção de Poliuretano tem como principais finalidades:

    • Proteger estruturas de concreto, selando as trincas fissuras, de modo a impedir agressões externas;
    • Estancar infiltrações, inclusive com fluxo de água intenso, garantindo a integridade da estrutura;
    • Solidificar a estrutura, obtendo a monoliticidade original, no caso da injeção de poliuretano rígido.

As resinas de poliuretano apresentam baixa viscosidade, possuem excelente aderência, grande durabilidade, são isentas de solvente, se polimerizam com água e também são impermeáveis.

TIPOS DE RESINAS

As Resinas de Poliuretano podem ser rígidas ou flexíveis:

    • Flexíveis: A injeção de poliuretano flexível é utilizada principalmente para selar e tratar as infiltrações nas estruturas; é apresentada nos formatos de “espuma” e de “gel” de poliuretano. A resina que promove a estanqueidade permanente é o gel de poliuretano, a espuma é utilizada somente para obter a estanqueidade provisória, com a finalidade de possibilitar a injeção do gel de poliuretano, que garantirá a estanqueidade definitiva.
  • Rígido: A injeção de Poliuretano Rígido se polimeriza na presença de água, assim é utilizada para “colar” a estrutura recompondo a sua monoliticidade, da mesma da forma que foi projetada em trincas e fissuras que estejam molhadas ou com fluxo de água.

APLICAÇÕES

Selamento

Para o Selamento e impermeabilização de fissuras, a tecnologia de injeção de poliuretano flexível é uma solução recomendada.

Sua aplicação pode ser realizada em uma ampla diversidade de estruturas, como reservatórios, túneis e rodovias, pavimentos de concreto, galerias subterrâneas, fundações entre outros.

Estrutural

Para a recomposição de estruturas é necessário utilizar materiais com alta resistência mecânica à compressão, à tração e ao cisalhamento.

Para isso, a aplicação ideal é a Injeção de Poliuretano Rígido, que possui grande via útil e permite até a aplicação subaquática, já que se polimeriza na presença de água.
É recomendável sua aplicação em fissuras passivas, isto é, que não se movimentam.

Impermeabilização

As técnicas de injeção de poliuretano garantem a impermeabilização das estruturas, estancando por completo qualquer tipo de vazamento, inclusive com a existência de intenso fluxo de água.

As resinas de poliuretano possuem baixa viscosidade, alta aderência e são totalmente impermeáveis e resistentes. A injeção de poliuretano proteje e garante a integridade de suas estruturas.

QUANDO A INFILTRAÇÃO APRESENTA FLUXO OU JORRO DE ÁGUA, A INJEÇÃO DEVE SER EXECUTADA EM DUAS ETAPAS

    • Primeiro, com a Injeção de Espuma de Poliuretano, para estancar temporariamente o fluxo de água e permitir a Injeção do Gel de Poliuretano;
    • Com a infiltração contida, é executada a injeção do gel de poliuretano, responsável pelo selamento definitivo da fissura.

Obs: Para estabilização de solo rochoso, já está disponível a Injeção de Resina à base de Poliuretano Rígido, que possui endurecimento rápido e alta resistência, além da expansão em forma de espuma, ocupando mais volume do que os sistemas convencionais (calda de cimento, por exemplo). Quer outra solução estrutural? Veja Injeção de Resinas de Epóxi e Injeção de Microcimento. Quer outra solução para Selamento ou Impermeabilização? Veja Injeção de Resinas em Gel Acrílico