– Injeção de Resinas Flexíveis

O sistema de injeção de resinas flexíveis é empregado em obras de concreto armado no Brasil há aproximadamente 20 anos.

Sua aplicação se dá principalmente visando o tratamento das in􀃶ltrações através de fissuras e juntas (dilatação e concretagem).

O tratamento com injeções de resinas para recomposição da estanqueidade, faz-se necessário ao se promover o estancamento das infiltrações e impedir consequentemente a livre passagem da água através da estrutura de concreto, garantindo os padrões de durabilidade, funcionalidade e protegendo da umidade os ambientes internos.

A impermeabilização visa tornar estanques as estruturas com vazamentos ou infiltrações por fissuras e juntas de movimentação. Os sistemas mais usados são à base de poliuretano hidroativado e gel de poliuretano.

– Injeção de Resina de Gel Acrílico

Gel Acrílico: Resina acrílica penta-componente altamente elástica de baixíssima viscosidade, utilizada para estancar vazamentos em trincas e fissuras úmidas, de acordo com as Normas Alemãs DIN 53455 e “KTW”, e com atestado de potabilidade emitido pela União Européia. Após a mistura pode-se regular o tempo de reação entre 3 seg e 3 minutos; a resina forma uma estrutura maciça altamente elástica, a qual assegura plena estanqueidade.

– Procedimento para Execução de Injeção

A primeira etapa para a execução das injeções refere-se à identificação de fissuras e/ou juntas que serão objeto de tratamento.

1 – Após a identificação dos trechos de tratamento inicia-se a perfuração.

2 – Após a perfuração são colocados os bicos de injeção.

3 – Com os bicos instalados inicia-se o processo de injeção de resina.

A Resina de Gel Acrílico apresenta as seguintes características:

  • Baixíssima viscosidade- o que garante a injeção em fissuras a partir de 0,1 mm;
  • Excelente aderência;
  • Grande durabilidade;
  • Flexibilidade – podendo ter alongamento maior do que 200%;
  • Hidro estrutural;
  • Controle sobre o tempo de reação, permitindo a injeção do gel acrílico mesmo com fluxo de água.

Pode-se aplicar a resina de gel acrílico das seguintes formas:

Membrana Impermeável

Produzindo uma membrana impermeável

  • A resina de gel acrílico pode ser aplicada no lado posterior da estrutura (ao qual não se tem acesso), para formar uma membrana impermeabilizante e, devido à sua baixa viscosidade, permite que esta percole facilmente na interface solo/concreto.

Preenchimento

Preenchimento de trincas, fissuras e juntas de dilatação

  • É recomendável a injeção de resina de acrílico polimérico para selar trincas, fissuras e principalmente juntas de dilatação com ou sem fluxo de água, uma vez que é elástico e proporciona total preenchimento dos vazios existentes e com perfeita vedação das infiltrações.

Quer outra solução para Selamento ou Impermeabilização? Veja Injeção de Resinas de Poliuretano