A Recuperação de Estruturas de Concreto consiste na recuperação estrutural em áreas que apresentam manifestações patológicas. Sua finalidade é restabelecer as condições de uso e prolongar a vida útil das estruturas.

Estruturas de concreto naturalmente se desgastam e se degradam ao longo do tempo, devido a fatores como, por exemplo, ações climáticas, desgaste pelo uso, e até mesmo em alguns casos falhas na execução ou no projeto. O concreto é, na maioria dos casos, o elemento presente em maior quantidade nas grandes estruturas, portanto, a recuperação do concreto deve ser prontamente realizada para que a estrutura volte à estar em perfeitas condições de uso, garantindo a segurança dos usuários e aumentando a vida útil da mesma.

Para se recuperar estruturas de concreto é necessário:

    • Diagnosticar o problema
    • Definir as técnicas de reparo e reforço
    • Preparar a área para recuperação
    • Aplicar as técnicas de recuperação de concreto mais adequadas

Vamos acompanhar os detalhes de cada etapa: Os sintomas mais aparentes de problemas em estruturas de concreto são trincas e fissuras, também podemos observar deformações na estrutura, manchas na superfície, degradação das superfícies, exposição e corrosão da armadura de aço. A equipe de engenheiros da Pires | Giovanetti | Guardia possui uma vasta experiência no diagnóstico e na recuperação de estruturas de concreto, oferecendo o que há de melhor em tecnologias de recuperação. Existem diversas técnicas de reforço estrutural, cada uma adequada à um tipo de problema e estrutura, veja alguns exemplos: Caso o problema seja o aparecimento de trincas aparentes a solução pode ser a injeção de resinas de poliuretano que possuem alta resistência à compressão, capacidade de impermeabilização e selamento mesmo na presença de água durante a obra. Se há exigência maior resistência da estrutura sem aumento de peso o reforço estrutural com fibra de carbono pode ser a solução ideal, pois trata-se de um sistema leve de alta resistência e grande flexibilidade de aplicação. Em estruturas onde a presença de água é constante pode ser feita a impermeabilização do concreto com o sistema cristalizante Xypex que uma vez aplicado se torna parte da estrutura de concreto e tem a mesma vida útil da mesma. Enfim, nossa equipe irá diagnosticar e definir quais as melhores técnicas à serem aplicadas em cada caso. Cada técnica exige um preparo diferente para sua aplicação, pode ser necessária a retirada da camada superficial do concreto degradado e a limpeza, recuperação ou substituição da armação de aço. Outro fator importantíssimo é a sustentação adequada da estrutura para prevenir acidentes durante a obra. Confira a estrutura de sustentação montada na Ponte Rio Niterói durante sua recuperação: Após a correta preparação do ambiente inicia-se a aplicação das técnicas de recuperação determinadas pela equipe de engenharia. Confira as técnicas para recuperação de estruturas de concreto que são especialidade da Pires Giovanetti Guardia:

    • Pisos e Revestimentos em Epóxi